Dieta dos pontos

Já pensou em fazer uma dieta podendo ingerir tudo o que quiser? Afinal, muitas dietas fracassam pois é difícil abster-se de determinados alimentos. Foi com esta idéia que o Dr. Alfredo Halpern criou a dieta dos pontos. Após estudos dos alimentos, eles foram catalogados de acordo com suas propriedades e colocados em uma tabela. Quanto mais calorias e gorduras um alimento conter, maior será seu valor (pontos) na tabela.
Antes de começar sua dieta, a pessoa deve calcular a quantidade máxima de pontos diários a serem “ingeridos” conforme segue abaixo:

– Primeiramente, calcule sua Taxa Metabólica Basal (TMB) relacionando a idade com o sexo, usando a expressão adequada (note que P é o peso em kg):
Idade                   Mulheres                Homens
0 a 3 anos         61,0 x P – 51           60,9 x P – 54
3 a 10 anos       22,5 x P + 499     22,7 x P + 495
10 a 18 anos     12,2 x P + 746     17,5 x P + 651
18 a 30 anos     14,7 x P + 496     15,3 x P + 679
30 a 60 anos     8,7 x P + 829       11,6 x P + 879
+ de 60 anos      10,5 x P + 596    13,5 x P + 487

 

Dieta dos pontos

Dieta dos pontos

 

 

– Através do seu nível de atividade física, encontre o seu fator de atividade (Fat):
Nível de Atividade Física                                                                                                                          Fator Atividade
Muito Leve          Atividades diárias normais, dirigir, jogar cartas, trabalhar no computador, etc.                   1.2
Leve                      Caminhada, jogar boliche, alongamento, brincar na piscina etc.                                                 1.4
Médio                    Cooper, dança aeróbica, andar de bicicleta, transportar uma carga, etc.                                  1.6
Alto                       Basquete, futebol, tênis, corrida, lavar uma casa, cortar lenha, carregar cargas, etc.          1.9
Muito Alto           Maratonas, competições de natação, ciclismo, carregar cargas pesadas, etc.                            2.3

– Sua necessidade diária de energia (NDE, em calorias) será dada por:
FAt X TMB = NDE
– Calcule seu IMC (IMC=peso/altura²).
Na tabela abaixo, veja a sua idade e, relacionando-a a seu IMC, veja os PONTOS SOBRESSALENTES (SB).
IMC                            Mulher (pontos)               Homem (pontos)
Entre 25 e 29,9     175                                       200
Entre 30 e 34,9     200                                       225
Entre 35 e 39,9     250                                       275
Maior que 40         300                                       325

– ENCONTRE OS PONTOS MÁXIMOS QUE VOCÊ DEVE INGERIR POR DIA PARA EMAGRECER, USANDO A EQUAÇÃO:
PM (PONTOS MÁXIMOS/DIA) = NDE-SB
Exemplo:
Joana tem 46 anos, 1,55m de altura e 87kg. É dentista, e faz academia 2 vezes por semana de maneira moderada. Qual a pontuação máxima diária que ela pode ingerir?
Utilizando a primeira tabela, TMB = 8,7 x P + 829 = 1595,9.
Podemos enquadrá-la na segunda tabela como praticante de atividade física média. Então, usamos FAt = 1,6.
A NDE de Joana será NDE = 2553,44 cal ~ 2554 cal
IMC = 87/(1,55)² = 36,21
Segundo a última tabela, SB=250.
Logo, os pontos máximos diários que Joana pode ingerir são dados por:
PM = NDE-SB = 2554 – 250 = 2304 PONTOS

Observações:
Nunca consuma menos do que 230 pontos por dia. A dieta não é considerada necessária se o seu IMC é menor do que 25, porém, cada caso deve ser avaliado por um profissional competente.
BOA DIETA!

 

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