Doença Sida – Saiba um pouco mais

SIDA é uma sigla para Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, uma doença bastante séria provocada pelo vírus HIV1 e HIV2, da família dos retro vírus. Eles atacam o sistema imunitário, destruindo células do sangue (os Linfócitos T4) responsáveis pela defesa do nosso organismo contra infecções e tumores. Sendo assim, as defesas do corpo ficam deficientes, permitindo o aparecimento de outras doenças.

Transmissão

Os principais meios são as relações sexuais e acesso do vírus pela corrente sanguínea. A SIDA também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação por via sanguínea.

Evolução da doença

Um fato lamentável da SIDA é que ela se instala silenciosamente e demora para se manifestar e dar sinais ao portador. No início há um período de febre como se fosse um resfriado e outros sintomas leva de 8 a 10 anos para se apresentarem. A doença varia de acordo com o paciente, cada caso é um caso.

 

Tratamento

Há tratamentos específicos para cada tipo de tipo de complicações da SIDA. Entre os medicamentos, há os antiretrovirais, que reduzem a replicação do vírus, e os inibidores das proteases.

Existem várias campanhas com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas a respeito da SIDA. Apesar disso, há muitas que ainda são infectadas no mundo inteiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade