Duendes – Será que eles existem?

A lenda dos duendes faz parte do imaginário popular e muitas pessoas acreditam que eles existem mesmo. Retratados em livros, desenhos animados, filmes e brinquedos, são famosos entre crianças e adultos que o veem como algo mais que um personagem. Os duendes tem origem na mitologia europeia e fazem correspondência com outras criaturas dessa cultura, tendo também variações de características na Espanha e América Latina. Esses seres pequenos são alegres, gostam de frutas e doces, de cuidar da natureza e adoram pregar peças nos humanos, escondendo objetos pela casa. Sendo de verdade ou não, eles estão presentes na cultura de vários povos, permanecendo nelas com o passar do tempo.

Características dos duendes – são criaturas pequeninas (de 3 a 30 cm) com orelhas pontudas e podem mudar de forma, podendo ser verdes e meio peludos. Cuidam de plantas e árvores, e vivem por muitos anos. Quando são conquistados com doces e certos alimentos, passam a proteger os humanos. Alguns mitos dizem que no final do arco-íris ficam duendes com potes de ouros, que compram sua liberdade com esse dinheiro quando são capturados.

São equivalentes aos Goblins, Elfos e Gnomos, e derivam de seres de versões escocesas, dinamarquesas-noruegueses, francesas, irlandesas, galesas, suecas e galego-portuguesas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade