Eddie Murphy

O comediante que ficou famoso na década de 80 com os filmes “Um Tira da Pesada” e “Um Príncipe em Nova York” completa hoje 52 anos. Nascido no Brooklyn no dia 03 de abril de 1961, Edward Regan Murphy começou a exibir seu talento para a comédia aos 19 anos de idade. Além de atuar, também é dublador, escritor, diretor, produtor e músico estadunidense, já sendo até indicado ao Oscar.
O primeiro programa no qual participou foi o NBC Saturday Night Live, em 1980. Lá consegui levantar bons índices de audiência, ficando até a temporada de 1984. Recebeu um Grammy pelo seu álbum Eddie Murphy: Comedian de 1983. Iniciou bem sua carreira no cinema com o longa 48 horas, que o indicou ao Globo de Ouro como melhor revelação. Em seguida vieram filmes de sucesso como “Trocando as Bolas”, consagrada série “Beverly Hills Cop” (Um Tira da Pesada), “Coming to America” (Um Principe Em Nova York), “O Professor Aloprado” e “Dr. Dolittle”. Esses trabalhos lhe renderam indicações ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical, mas foi o filme “Dreamgirls”, de 2007, que lhe deu uma estatueta de melhor ator coadjuvante. Apesar disso, os últimos filmes de Eddie Murphy têm recebido duras críticas pelos roteiros fracos e ás vezes exagerados, como é o caso de “Norbit”. No filme, o ator repete a façanha de interpretar mais de um personagem, com maquiagens especiais que o deixam irreconhecível.
Por trás das câmeras Eddie empresta sua voz e personalidade aos personagens que dubla, com destaque parao burrinho engraçado e tagarela da trilogia Shrek. O dragão Mushu da animação da Disney “Mulan”, também foi dublado por ele.

A vida pessoal é bastante movimentada:

Eddie Murphy tem cinco filhos com Nicole Mitchell Murphy, com quem foi casado de 1993 a 2006, dois filhos gerados do relacionamento com Tamara Hood e Paulette McNeely e uma filha com a ex- Spice Girl Melanie Brown. Só reconheceu a filha de Melanie após exigir um polêmico exame de DNA. Em 2008 casou-se com Tracey Edmonds, produtora cinematográfica, separando-se duas semanas depois.
Recentemente ocorreu um boato na internet de que o ator teria morrido na Suíça em um acidente em uma pista de snowboard, mas os fãs podem ficar calmos porque tudo isso foi uma brincadeira de mau gosto de um site.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade