Educação infantil: canções de ninar na creche

A voz materna e a memória sonora da criança tem seu primeiro contato ainda na gestação e é isso que prepara o vínculo do filho com a mãe, de acordo com o psiquiatra francês Serge Lebovici (1915-2000). É essencial que desde cedo as crianças ouçam a voz da mão, inclusive nas canções de ninar.

A professora de música Sandra Cunha, da Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo, as canções de ninar serão úteis na creche também: “Na creche, as canções de ninar ajudam a estabelecer outro laço afetivo: o do educador com as crianças, que passam a se sentir mais tranquilas e acolhidas”.

Essas canções têm muitos outros prós, não se resumindo apenas ao bem-estar da criança. Como diz o próprio RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) a criança tem um desenvolvimento de sua percepção e atenção.

As canções de ninar também unem ainda mais as famílias dos pequenos com a instituição onde estudam. No dia-a-dia das creches, essas músicas podem ser acompanhadas de palmas, danças e canto para aqueles que já falam.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade