Entenda como funciona a teoria Liberal, o famoso Liberalismo


Ligado à teoria de Hobbes e oposto à teoria de Rosseau que aderiu ao socialismo (mais tarde foi aderida também por Karl Marxx), surgia o Liberalismo, uma forma de política que como tantas outras não foi bem aceita pela sociedade.
O Liberalismo, de forma mais resumida, diz que o Estado deve dar liberdade ao povo. O Estado só interfere se alguém lesar ao próximo (conhecido como Princípio do Dano), no qual o Estado pode punir. No mais, as pessoas são livres para fazer o que quiserem, o que traz a ideia de livre mercado.
A principal diferença com o Neoliberalismo é que a pessoa pode reter renda o quanto quiser. O principal problema do Liberalismo é que, pelas pessoas poderem reter sua renda, uns acabavam com muito e outros não tinham nada. Isto dividia a sociedade em classes, o torna um conflito, inevitável. Com isso surgiu mais tarde, o Neoliberalismo, que seria uma política que procurava interferir um pouco mais na vida das pessoas, para evitar a pobreza extrema.

2 Responses to Entenda como funciona a teoria Liberal, o famoso Liberalismo

  • Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So nice to seek out someone with some authentic ideas on this subject. realy thanks for starting this up. this website is something that is needed on the internet, somebody with a little originality. useful job for bringing something new to the web!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade