Europeus por todo lado, você sabia ?

Já reparou como em vários continentes sempre encontramos um europeu que fincou raízes por lá? Eles tomaram conta do mundo. O período de maior movimento emigratório corresponde ao do excessivo crescimento demográfico, da agudização dos problemas sociais, com crises de fome generalizadas, coincidindo com a nova onda colonial, na fase de expansão imperialista.
Na época da colonização eles iam se espalhando por várias colônias que ainda serviam de fornecedores de matérias-primas e de alargamento dos mercados consumidores, até mesmo como válvula de escape para as tensões no interior europeu.
A ocupação de território foi geral. Em um tempo incrivelmente curto, dezenas de milhões de pessoas tomaram o interior dos Estados Unidos.
Essa imigração maciça acarretaria um leque de conflitos humanos de toda ordem, ressaltando-se dentre eles, o sentimento de superioridade, fundado na ideologia racista do colonialista Rhodes . Estavam convencidos de estar levando o brilho da civilização europeia aos nativos de pele escura, despreparados para o progresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade