Ferrán Adriá, o melhor chef do mundo

A gastronomia mundial gira em torno dele: Ferrán Adriá, o melhor chef do mundo. Em sua cozinha tudo é possível. Trata-se de cozinha molecular ou cozinha científica. Lá, ele desconstrói os alimentos, transformando o sólido em espuma, ar, líquido, emulsões… em fim, para ele não a limites na culinária.
Ele conseguiu demonstrar em 2007, 25 técnicas que utiliza na cozinha do seu restaurante em El Buli em apenas 1 hora. Na conferência anual no Madrid Fusión em 2008, ele comentou: “Na cozinha não deve haver polêmica. Já temos tantos problemas na vida. Cozinhar é um ato de prazer. Então, quando cozinhamos devemos fazer o que quisermos. É para sermos livres. Liberdade, liberdade, liberdade. Para cada cozinheiro fazer em sua cozinha e servir em seu restaurante o que quiser. Não vou aqui ficar defendendo a tecnologia. Somos velhos demais para entender tecnologia. Se o cozinheiro quiser algumas delas, ótimo; se não quiser, também tudo bem. Eu mesmo, experimento várias e uso só aquelas que gosto”.

Ferrán Adriá, o melhor chef do mundo

Ferrán Adriá, o melhor chef do mundo

Dentre seus feitos podemos destacar: bombom de chocolate sem açúcar, parmesão em gelatina, gelatina caramelizada, o bolo de chocolate mais leve do mundo, galette crocante de parmesão, sufflé de parmesão, nhoque esférico de polenta, sorbet de morando no formato exato do morango e orquídeas comestíveis com iorgute. Preciso dizer mais alguma coisa para você concluir que o cara é fera? Acho que não. Esse realmente é o melhor chef do mundo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade