Florianópolis: uma ilha dos sonhos

Florianópolis é um lugar admirável por reunir tudo o que um turista gosta. As belas paisagens, as riquezas históricas e culturais, o luxo e o conforto, explicam porque a capital do estado de Santa Catarina é reconhecida internacionalmente como um grande centro de turismo. A excelente infraestrutura reforça ainda mais a escolha de turistas brasileiros e estrangeiros por esse destino. É um lugar do nosso país que vale a pena ser visitado.

Localizada na região sul do Brasil, Florianópolis é uma das três ilhas-capitais do país, destaque em qualidade de vida e índice de desenvolvimento humano. A cidade tem uma rica herança cultural deixada pelos antigos habitantes – indígenas e imigrantes europeus. Além das ótimas praias, há ainda inúmeras atrações para diversos tipos de programas.

Entre as belezas naturais estão as dunas encontradas na Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses e Praia do Santinho. Na duna maior, que fica na Joaquina, o turista pode praticar o Sandboard (surf de areia). No bairro Lagoa da Conceição fica a maior lagoa da Ilha e também praias, montanhas e o Mirante Manoel de Menezes, que proporciona uma vista inesquecível. A Lagoa do Peri é rodeada de mata e trilhas que levam a lindas cachoeiras e na Costa da Lagoa o visitante pode conhecer a cultura açoriana de pesca e artesanato.

Em Florianópolis existem aproximadamente cem praias. Confira as principais:

Praia da Joaquina – apresenta a melhor infraestrutura e condições para o surf e outras competições esportivas.

Praia Mole – muito frequentada por jovens surfistas e praticantes de parapente, tem a areia solta e macia, barzinhos à beira-mar e estabelecimentos que funcionam o ano inteiro. As ondas são fortes e a profundidade do mar aumenta abruptamente, não sendo indicada para crianças.

Praia do Jurerê – a extensão com areia fina e clara é propicia para caminhada com a bela vista de uma mar de águas verdes navegadas por lanchas e iates. Os bairros ao lado são totalmente planejados para quem deseja conforto e qualidade.

Praia Brava – o nome já diz tudo: as águas não são nada calminhas. Para chegar a ela deve-se passar por um mirante. Cercada por morros, as águas do mar têm o fundo esburacado e ondas com forte repuxo. Há hotéis e restaurantes próximos.

Praia do Santinho – lugar paradisíaco ideal para o surf, também tem traços históricos que podem ser vistos nas inscrições rupestres feitas há mais de 5 mil anos pelos caçadores, pescadores e coletores da Ilha.

Praia da Lagoinha – ideal para famílias, tem águas em boa temperatura e faixas de areia clara e fina.

Praia de Açores – antiga colônia de pescadores, agora é um balneário planejado para quem gosta de sossego. Nele, podem ser feitas trilhas ecológicas e também podem ser avistadas as Ilhas Três Irmãs e a Moleque do Sul.

Praia da Solidão – é afastada e quase intocada, um verdadeiro refúgio. As águas claras, o verde e as cachoeiras entre as árvores no fim da faixa de areia compensam as ladeiras inclinadas que levam ao local.

Praia da Armação – núcleo de pesca e de surfe com boas opções noturnas

Florianópolis ainda conta com um grande número de atrativos históricos e arquitetônicos de séculos atrás como monumentos, colônias de pescadores, mercados municipais, museus, igrejas, catedrais, teatros, fortalezas, calçadões, entre muitos outros.

A ponte Hercílio Luz é o cartão postal da cidade e representa seu desenvolvimento ao fazer a ligação rodoviária entre a ilha e o restante do território catarinense.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade