Foz do Iguaçu

Quando se fala de Foz de Iguaçu, imediatamente vem à nossa cabeça a imagem das belíssimas Cataratas, um dos pontos turísticos mais visitados da região sul. Juntamente com a Hidrelétrica de Itaipu, as Cataratas do Iguaçu são o tesouro da região, tão deslumbrantes que ganharam o título de uma das “7 Maravilhas do Mundo” atualmente. Além das riquezas naturais, o município reúne muitos outros atrativos para o grande número de turistas.
Localizado no estado do Paraná, Foz do Iguaçu faz fronteira com a Ciudad Del Este no Paraguai e Puerto Iguazú na Argentina. Essa localização infelizmente propicia práticas criminosas como o contrabando de mercadorias, drogas e armas, fato que contribui muito para o aumento da violência na cidade, que tem altas taxas de homicídios.
Sua população é bastante diversificada, composta por mais de 80 nacionalidades que incluem italianos, alemães, hispânicos, chineses, ucranianos, japoneses e libaneses. Esses grupos étnicos influenciam na cultura e arquitetura religiosa da cidade, destacando-se a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. Foz do Iguaçu possui a segunda maior comunidade libanesa do Brasil.
A Ponte Internacional da Amizade, na divisa com o Paraguai, e a Ponte da Fraternidade, na divisa com a Argentina, são mais uma construção arquitetônica para ser observada.  A Ponte da Amizade é atravessada anualmente por vários sacoleiros que buscam produtos mais baratos no Paraguai para revender.

Pontos turísticos:

 

  • Cataratas do Iguaçu conjunto de quedas pertencentes ao Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural da Humanidade tombado pela UNESCO. Devido à grande extensão da área, as cataratas também atingem o lado argentino, que também pode ser visitado.

 

  • Parque Nacional do Iguaçu além das cataratas, possibilita atividades como trilhas, rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas, e sobrevoo de helicóptero.

 

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu – considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno em 1996, é a segunda maior usina do mundo, líder na geração de energia. Possui um complexo turístico com Ecomuseu, lago para passeios de barco Kattamaram e Refúgio Biológico.

 

  • Marco das Três Fronteiras – fica entre a divisa com o Paraguai e a Argentina. No local pode ser avistado o encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

 

  • Parque das avespróximo ao Parque Nacional, abriga centenas de aves de espécies diferentes.

O município oferece bons serviços de hospedagem e gastronomia, com ótimos hotéis e restaurantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade