Gás Natural

O gás natural é um combustível fóssil encontrado no subsolo por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis. É o resultado da degradação de matéria orgânica em eras pré-históricas e que foi soterrada a grandes profundidades, sem contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.

Segundo a Lei do Petróleo (9.478/97), o gás natural “é a porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório, e que permanece no estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão (CNTP)”.

É uma mistura de hidrocarbonetos leves que à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso, mas pode variar muito, dependendo do reservatório, processo de produção, condicionamento e transporte. Geralmente, o gás natural apresenta teor de metano superior a 70%, densidade menor do que 1 e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m³.

O poder calorífico varia de acordo com o teor de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrogênio e gás carbônico) em sua composição. Quanto o teor de pesados é superior a 8,0%, então o gás é considerado rico, se o teor está entre 8,0% e 6,0% o gás é considerado de riqueza média, e se o teor é inferior a 6,0% então o gás é considerado pobre.

Este tipo de combustível é empregado como combustível em diversos setores: industrial, automotivo e residencial, com diversas vantagens:

– Polui menos: baixíssima emissão de dióxido de enxofre e de resíduos do processo de combustão presentes na fumaça – fonte de energia mais limpa.

– Sua combustão mais limpa dá vida mais longa aos equipamentos que o utilizam e gera um menor custo de manutenção.

– Custo: até 70% mais barato em comparação à gasolina e ao álcool, quando utilizado em motores de automóveis / utilitários.

Para utilização automotiva, ele é comercializado com o nome de GNV: gás natural veicular.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade