Ginástica laboral : Bem-estar e disposição para o trabalho

Você já ouviu falar de Ginástica Laboral? Ela já foi aplicada em seu local de trabalho?

A Ginástica Laboral é uma atividade desenvolvida por profissionais de Educação Física por meio de exercícios específicos com objetivo de prevenir diversos problemas de saúde ocorridos no local de trabalho. Fisioterapeutas somente atuam em casos de funcionários já lesionados.

O programa de atividades é desenvolvido após avaliação do ambiente de trabalho e dos funcionários. Entre os tipos de ginástica laboral, há a preparatória, realizada no início ou nas primeiras horas de trabalho, preparando o trabalhador para o começo do serviço; e a ginástica laboral compensatória, realizada durante os momentos de mais tensão no trabalho ou após o trabalho para aliviar as tensões musculares.

Entre os funcionários afastados por lesões, os maiores casos são de pessoas que trabalham com máquinas de forma manual. 20% são Caixas de Banco e também uma boa parte que atua como Caixa de Supermercado, Operador industrial, Secretária, entre outros.

A Ginástica Laboral proporciona benefícios para a empresa, como a diminuição de gastos por afastamento médico e subistituição de empregados, melhoria da imagem da empresa junto aos funcionários e a sociedade, além do aumento da produtividade. Para o trabalhador, os benefícios são: maior motivação, menos cansaço no final do trabalho, prevenção da depressão, ansiedade, melhora da postura, força e flexibilidade. No geral, ajuda na qualidade de vida.

Para o dia a dia corrido e extressante que temos hoje, é uma ótima alternativa para aliviar a tensão e nos preparar para enfrentar longas horas de atividades.

 

One Response to Ginástica laboral : Bem-estar e disposição para o trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade