Gorduras

Este é um termo genérico de uma classe de lipídios. Elas podem ser denominadas como gorduras saturadas e gorduras insaturadas, isso depende de sua estrutura química. Podemos encontrar a gordura saturada em animais, coco e óleo de palma. Já a gordura insaturada pode ser encontrada em vegetais.

A gordura saturada pode ser encontrada em todos os produtos de origem animal e fica sólida em temperatura ambiente. O consumo recomendado dessa gordura é de 20 gramas por dia. Ela é responsável por aumentar o colesterol ruim (LDL) em nosso organismo.

A gordura insaturada,a o contrário da saturada, fica líquida em temperatura ambiente e possui ainda uma subclassificação, monoinsaturada e poli-insaturada. Seu consumo diário pode ser de até 44 gramas e ela é muito importante para ajudar a diminuir o colesterol ruim, o triglicérides e a pressão arterial.

 

Gorduras

Gorduras

Existe ainda um outro tipo de gordura que é extremamente contra indicada pelos médicos em geral, sendo que eles alertam para o seu não consumo: A gordura trans. Ela se forma a partir de um processo químico chamado hidrogenação, em que os óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida.

Os médicos não recomendam seu consumo devido ela aumentar o colesterol ruim e ainda por cima diminuir o colesterol bom, um risco muito grande à saúde. Suas principais fontes são: batatas fritas, sorvetes, biscoitos, margarina e salgadinhos (desses amarelinhos que algumas pessoas dizem ser de isopor). Com tantos males à saúde o máximo que pode ser consumido por dia é de apenas 2 gramas.

As gorduras, entretanto, não precisam ser vistas como vilãs de nossa alimentação, mas devem ser consumidas com moderação, afinal são importantes fontes de energia para o nosso organismo. Procure dar preferência sempre para alimentos que contenham gordura boa e que vem discriminado na embalagem: livre de gordura trans.

 

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