Içá – Uma tradição da culinária brasileira

Estamos na metade do mês de novembro e já podemos notar as içás caindo por aí e sendo caçados por várias pessoas. A içá é a fêmea da formiga saúva e também é chamada de bitu. O hábito de consumi-la veio dos índios, que passaram a tradição aos sertanejos e tropeiros, concentrados principalmente no Vale do Paraíba, estado de São Paulo. Na temporada de içás, elas são coletadas após caírem durante o intenso voo em direção ao macho para se acasalarem e formarem uma nova colônia. As pessoas recolhem as formigas e as levam pra casa para que elas sejam limpas e consumidas, ou ainda acumulam uma quantidade delas em litro para vender. Muitos congelam e estocam as içás para comer em outra ocasião.
Um modo bem popular de consumir as içás é junto a uma farofa. Para fazê-la, deve ser retirado o abdome da formiga e depois acrescentados os ingredientes. Acompanhe a receita abaixo:

 

Içá - Uma tradição da culinária brasileira

Içá - Uma tradição da culinária brasileira

Farofa de Içá

Ingredientes:
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 1/2 xícara (chá) de içá
– 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
– sal e salsinha picada a gosto
– Um limão pra salpicar

Modo de Preparo:
Numa frigideira derreta manteiga e doure cebola picada e alho picado. Junte as içás e a farinha de mandioca, misture bem, acerte o sal e polvilhe salsinha picada a gosto. Salpique com suco de limão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade