Jean Piaget: o cientista que conquistou pedagogos

Jean Piaget (Neuchatel, Suíça; 1896-1980) foi um biólogo suíço que revolucionou a área pedagógica com seus estudos. Ele estudava as formas de aquisição de conhecimento do ser humano através das crianças, não chegou a ser pedagogo, apenas atuava como biólogo, não criando assim um método Piaget de ensino, como o próprio frisava.
Durante muito tempo se via que os educadores procuravam tratar as crianças da mesma forma que se trata os adultos, forçando-as a aprender com métodos agressivos e nada didáticos. Na visão de Piaget, conforme mostram seus estudos, a criança deveria ter um tratamento diferenciado, completamente diferente do adulto para que aos poucos consiga assimilar as coisas que vão conhecendo.
Hoje, no Brasil, a educação se baseia nos estudos de Jean Piaget e usa seus métodos e suas pesquisas para melhorar o desempenho escolar. Isso tem dado resultados quando aplicados corretamente, mas vemos que isso não ocorre em todas as escolas brasileiras. Vale lembrar também que que não existe uma receita certa para cada tipo de sala de aula.

18 Responses to Jean Piaget: o cientista que conquistou pedagogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade