Lírio do Campo

O Lírio do Campo é muito citado em poesias e mensagens, o que acaba dificultando a procura por informações sobre a planta. É uma planta bem antiga, abundante na Galileia e admirada até na Bíblia – Jesus se refere à sua beleza e simplicidade na passagem Mateus 6:28. Também conhecido no Brasil como Açucena, o lírio do campo é um nome popular de um arbusto pertencente à família das Bignoniáceas, que são encontradas nas áreas de cerrado. Há mais de 100 espécies espalhadas pelo planeta, e possuem dezenas de cores.

 

Lírio do Campo

Tem como nomes sinônimos lírio-de-são-josé, lírio-de-um-dia e lírio-amarelo, denominados hemerocale, uma espécie do gênero hemerocallis e da família Hemerocallidaceae. É um dos mais importantes entre os gêneros de herbáceas perenes hornamentais.

Na Literatura, o lírio do campo tem uma forte presença simbólica na obra “Olhai os Lírios do Campo”, de Érico Veríssimo. Representando os ensinamentos de Jesus, a flor propõe uma reflexão que deixe de lado os bens materiais para o homem conhecer a si mesmo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade