Lírios – Doce aroma e pureza

O lírio é uma das flores mais antigas do mundo, presente na Grécia Antiga e considerada até hoje símbolo da pureza. Originário da Europa, Ásia e América do Norte, são do gênero Lilium L. e pertencem à família Liliaceae (Liliáceas). As espécies existentes atualmente são resultados do cruzamentos entre várias espécies, o que gera flores coloridas e bem diferentes. Esses são os chamados lírios híbridos. As plantas geralmente crescem de 1,20 a 2 metros de altura e brotam de um bulbo, assim como a tulipa.

Os principais grupos são:

Lírios Orientais – apresentam mais perfume e flores grandes;

Lírios Asiáticos – com flores menores, quase sem perfume, e cores fortes bem variadas;

Lírio longuiflorum – de flor grande, na cor branca e creme.

No comércio, o lírio tem um preço bastante acessível, mas exige cuidados especiais no cultivo, sendo considerado uma flor nobre.

 

Lírios - Doce aroma e pureza

Os grupos de lírios orientais e os asiáticos apresentam variedades para vaso e para corte (para confecção de arranjos). As variedades de vaso são mais curtas e as de corte são mais diversas, com hastes mais longas de até um metro de altura. Os lírios florescem por um curto período de tempo e para os bulbos brotarem novamente são necessárias técnicas específicas que dão um pouco de trabalho.

O lírio em vaso deve ficar em um local arejado e iluminado. O substrato (terra) deve ser regado de forma que fique levemente úmido.

Lírios são flores tradicionais de decoração em casamentos, utilizadas como buquês de flores e adorno de festas. Na Grécia Antiga elas já enfeitavam os cabelos e vestidos das noivas. Algumas crenças afirmam que o lírio ajuda a reconciliar os amantes (nesse caso o bulbo), proteger a casa de más vibrações e pessoas contra a bruxaria.

Na Mitologia Grega, o surgimento da flor está ligado a Hércules e Juno.

 

 

One Response to Lírios – Doce aroma e pureza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade