Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi nasceu em Porbandar uma cidade da Índia Ocidental no dia 2 de Outubro de 1869.
Quando Gandhi tinha apenas 13 anos de idade sua família realizou seu casamento arranjado com Kasturba Gandhi de 14 anos.
Depois de um pouco de estudar e ganhar conhecimento, Gandhi foi para a Londres cursar a faculdade de Direito e voltou a Índia com 22 anos, mas quando retornou sua mãe já havia falecido.
Gandhi começou a exercer sua profissão de advogado, e foi para a África representando uma firma hindu em um processo judicial. Durante sua estadia na África despertou sua consciência social, e o mesmo relata “eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte”.

 

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi

Em 1984 ele fundou em KwaZulu-Natal o Congresso Hindu. Em 1897 retorna a África com a esposa e os filhos, e tentaram de várias formas impedirem suas atividades, mas não tiveram sucesso, pois Gandhi permaneceu na África por mais vinte anos defendendo seu povo das injustiças e lutando por seus direitos.
Separou-se em 1908 para viver com o arquiteto alemão Hermann Kallenbach que se tornou um de seus discípulos mais próximos, os dois se separaram quando Gandhi voltou para Índia em 1914, mas mantiveram contato por correspondência.
Em 1915 na Índia, se se tornou conscientizador da sociedade hindu e mulçumana na luta por seus direito usando a não violência. Gandhi teve grande influencia entre as comunidades hindu e mulçumana.
No dia 30 de Janeiro 1948 em Nova Déli, o hindu Nathuram Godse responsabilizava Gandhi pelos problemas do governo no pagamento de dividas no Paquistão, então Gandhi foi morto a tiros por Nathuram que depois foi condenado e enforcado.
Mahatma Gandhi teve seu corpo cremado e as cinzas jogadas no Rio Ganges.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade