Micronutrientes

Os micronutrientes são necessários para o organismo, apesar de ser em pouca quantidade em cerca de microgramas ou miligramas. Dentre eles podemos citar as vitaminas e minerais, nutrientes estes que são essenciais na alimentação diária.
As vitaminas são compostos orgânicos que não podem ser sintetizados pelo organismo e estão presentes em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. Suas principais funções no organismo são de antioxidante e de coenzima.
Alguns problemas graves envolvem o excesso ou a falta do consumo de vitamina, no qual podemos citar a hipovitaminose que é a carência parcial de vitaminas e a avitaminose que é a carência extrema ou total de vitaminas. Isso pode causar:

 

Micronutrientes

Micronutrientes

• Carência de vitamina B12: anemia
• Carência de vitamina K: dificuldades de coagulação
• Carência de vitamina A: alterações nos olhos, pele, ossos, sistema nervoso e circulatório.
Quanto aos minerais eles são de origem inorgânica e compõem os tecidos duros do organismo, como é o caso dos dentes e ossos. Pode ser encontradas em outros tecidos também como músculos, células sanguíneas e sistema nervoso.
Eles representam cerca de 4 a 5% do peso corpóreo, sendo que metade disso é cálcio e o quarto disso é fósforo. O restante é composto por sódio, potássio, ferro, entre outros. São muito comuns em frutas e verduras.
Considerando apenas os minerais classificados como micronutrientes temos: ferro, cobre, iodo, manganês, zinco, molibdênio, cromo, selênio e flúor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade