Mitsubishi Pajero – O carro, a lenda

O Pajero é o radical do nome de vários modelos da Mitsubishi, mecanicamente independentes. O Pajero TT é o top de linha, seguido pelo Pajero Sport, Pajero Pinin (no Brasil conhecido como TR4), Pajero mini e Pajero Júnior. Seus principais rivais são: Land Rover Discovery, Toyota Land Cruiser Prado SWB/LWB e Nissan Patrol.
Em outros países, é conhecido como Montero (América do Norte, América Latina e Espanha) ou Shogun (Reino Unido).
Atualmente na quarta geração, lançada em 2006, sua carroceria foi toda modelada, assim como o seu interior. Possui motores 3.2 DI-D e 3.8 V6, com sincronismo variável MIVEC.

MITSUBISHI PAJERO TR4 (2.6 16V FLEX) – Fabricado no Brasil.
O TR4 começou a ser fabricado no Brasil em 2002 e sofreu grandes alterações na linha 2010.
O motor 2.0 16V flex gera 140cv e 22mkgf de torque, à uma taxa de compressão de 11:1. Ele foi aperfeiçoado para extrair um melhor rendimento do álcool. A fábrica preferiu privilegiar o consumo, alterando a relação diferencial – o que deixou a transmissão mais longa.
O TR4 vai de 0 a 100 Km/h em 13,5 segundos. Com rodas de aro 17 e pneus 225/65 R17, a suspensão garante um rodar macio, com excelente dirigibilidade. Além disso, jipe possui um “chassi integrado ao monobloco”. Há ainda quatro alternativas para o uso da tração: 4×2, 4×4 on-road, 4×4 off-road e 4×4 reduzida.
Com relação ao consumo, segundo o fabricante, em uso estritamente rodoviário e câmbio mecânico, o TR4 faz 10,5 Km/l de gasolina. Porém, os automáticos, em percursos mistos, tende a atingir 8,0 Km/l com gasolina e 6,0 Km/l com álcool, aproximadamente.
Está disponível em três versões: GLS manual, MT manual e AT automática. Todos os modelos vêm com ar condicionado, direção hidráulica, som, rodas de liga leve e airbag para o motorista. As versões MT e AT vêm com freios ABS e airbag para o passageiro da frente como itens de série. Como opcionais existem bancos de couro e rack no teto.
A versão 4×4 modelo 2012 sai pro aproximadamente R$ 70mil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade