Moto Scooter

As motos scooter são práticas, baratas e charmosas, perfeitas para pequenos percursos. Usadas no mundo, destacam-se pela facilidade de pilotagem sem a necessidade de usar os pés para troca de marchas, devido ao câmbio automático (CVT). O câmbio é contínuo (utiliza correia de borracha presa sobre pressão/fricção entre polias variáveis ao invés de correntes e engrenagens com dentes) e faz com que o motor mantenha seu funcionamento em uma margem segura, garantindo maior durabilidade.  O primeiro modelo, chamado de Vespa, foi muito explorado no cinema.
A maioria das scooters possuem 50cc e são equipadas com motores de 2 tempos e a carenagem dianteira protege do vento e respingos de água, além de proteger as pernas do piloto, que não ficam expostas como nas outras motos. Os pequenos pneus também são uma característica desse tipo de moto.
É importante ressaltar que a carenagem da scooter é delicada e frágil, portanto, em uma queda ou batida, ela fica bastante danificada e deve ser consertada em uma oficina especializada. As peças são fabricadas na China e não são comercializadas em lojas, o que torna difícil a troca e também os roubos (uma vantagem nesse caso).
Há várias marcas da moto no mercado, como Susuki, Yamaha e Dafra, mas com pouca diferença de uma para a outra. Atualmente a Honda Lead foi apontada como a melhor scooter em relação ao custo-benefício e qualidade.
Use a sua scooter para lazer, em passeios pela cidade ou estrada, desde que não muito longos, pois a utilização contínua por muitas horas pode estressar os componentes do CVT e causar um destaque que irá interferir em sua durabilidade.
Importante: para pilotar a moto é obrigatório ter habilitação (CNH).

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade