Novos Países surgindo!

Ultimamente andaram lançando novos países no globo terrestre. Alguns nem dá para acreditar que existem. Muita gente com certeza, ainda não tinha ouvido falar deles. Bom, vamos conhecer alguns.

Kosovo: desse ninguém tem certeza ainda se realmente é país ou não. O que acontece é que em fevereiro de 2008, este pequena província localizada no território sérvio resolveu declarar sua independência, tendo passado por fortes conflitos. Mas a Sérvia não concorda com independência de Kosovo. Sendo assim, chamado de país ainda é algo que gera controvérsias.

Eritreia: quando colônia pertencia à Itália, mas depois de passadas seis décadas, se tornou território etíope em 1952. Para a Etiópia, foi bom, porque a região é muito rica em minerais, porém para os eritreus, as coisas não foram tão boas assim, as coisas não estavam indo bem. Com a intervenção da ONU nos anos 1990, foi feito um referendo, na qual se decidiu pela independência de Eritreia, sendo reconhecida internacionalmente em 1993 como país.

Palau: esta ilha fazia parte do Protetorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas, na qual era administrada pelos Estados Unidos da América. Em 1986, os EUA resolveu reconhecer a autonomia de três países (Ilhas Marshall, Micronésia, além do próprio Palau) que faziam parte deste Protetorado, dentre eles estava o Palau. A  independência formal só foi reconhecida mesmo em 1994.

Sudão do Sul: este país localizado no continente africano, é super jovem, surgiu em 2011! Nele, assim como na Eritreia, foi feito um referendo para a opção pela independência do país e o mais espetacular disso é que 98% da população votou a favor. A oficialização aconteceu em 9 de julho.

Esse tal de mundo surpreende a gente a cada volta que dá.

3 Responses to Novos Países surgindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade