O fofíssimo Yorkshire

A pelagem lisa, longa e brilhante, o pequeno tamanho e a esperteza dos cãezinhos da raça Yorkshire encantam logo de cara e isso explica a grande procura por esses animais como cães de companhia. De porte pequeno, têm origem escocesa e vêm da família dos terriers. Sociáveis e carinhosos, se dão muito bem com a família acompanhando o dono e participando de brincadeiras.  Também se adaptam facilmente a lugares pequenos como apartamentos e adoram viajar. A raça é uma das mais populares de cães miniatura e ganhou status de artigo de moda, principalmente entre celebridades.
Mas antes de se tornarem companheiros em lares, os cachorros tiveram outras funções. Antigamente na Europa, por volta do século XI, eram usados apenas como caçadores de roedores, e de vez em quando como caçadores de animais pequenos. Devido à sua habilidade, passaram a participar de competições de rateiros na região do Condado de Yorkshire promovidas em bares da região que visavam lucro com a atividade. O tamanho reduzido e a beleza dos cães era outro foco, reforçado por evento com exibições, que resultou nos cruzamentos com outras raças por volta de 1859. Acredita-se que o desenvolvimento da raça que foi chamada de terrier ocorreu entre os cães de origem escocesa Black and Tan Tou Terrier, Skye Terrier, Dandie Dinmont Terrier e Maltês. A partir daí formou-se a espécie que vemos hoje, com peso entre 3 e 4 kilos e pêlos na cor azul-aço (cinza escuro brilhante meio azulado) e fulvo (castanho brilhante) não mescladas.
O termo “cão de companhia de luxo” surgiu no fim da Era Vitoriana, a partir das aparições da Rainha Vitória com seu cão de estimação. Em seguida, o ato foi imitado pelas senhoras da burguesia, que exibiam o animal com ornamentos de acordo com o modelo de suas roupas.
Os cães Yorkshire vivem em media 12 anos, mas podem chegar a 15. Mantê-los bonitos e saudáveis exige certos cuidados como escovação e lavagem dos pêlos, alimentação reforçada com cálcio (devido à fragilidade dos ossos) e exercícios para desenvolver a musculatura e acalmar. E muito carinho, é claro!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Response to O fofíssimo Yorkshire

  • marina says:

    Oi Boa Tarde eu tenho um cachorro da raça yorkshire, realmente eles são mtos inteligentes e bem fofos, carinhosos, amo o meu cachorrinho, na verdade amo os meus cachorros eu tenho 3 cachorrinhos aqui estao a raça dos meus cachorros:

    lhasa
    yorkshire
    pischer
    amo os meus cahorrinhos..
    apesar que tem muitas gentes que sao uns lixos, uns mostro que ficam maltratando os bichinhos, principalmete os cachorros e os gatos, eu odeio esse tipo de pessoa, eu amo mt os cachorrinhos…
    os cachorros da raça lhasa, yorkshire, pischer sao mtos inteligentes e lindos, so porque eu tenho a raça lhasa, yorkshire e pischer n quer dizer so porque eu tenho essas raça que eu estou defedendo, protegendo, realmente eles sao lindos e inteligente amo os meus cahorrinhos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade