O Furacão Shakira

Shakira é uma cantora talentosa que após anos de carreira conseguiu levar a música latina ao reconhecimento mundial, transformando o cenário musical americano com seu estilo diferenciado. Sabemos que há outros artistas latinos famosos mundialmente, mas Shakira está em grande destaque no momento, passando por uma ótima fase na carreira. A voz marcante e a sensualidade são suas características principais. Muitas pessoas conheceram o trabalho da cantora durante a fase atual voltada para o pop americano e não imaginam que ela começou a fazer sucesso com o pop rock. Nessa época, podia se ver toda a maturidade nas composições, e com o tempo, Shakira mostrou ser uma cantora versátil e competente.
Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1977 na cidade de Barranquilla, Colômbia. Filha única do segundo casamento de Willian Mebarak Chadid com Nidia Del Carmen Ripoll Torrado, tem ascendência espanhola, libanesa e italiana. Pouco antes de nascer, perdeu um irmão por parte de pai em um acidente de moto, o que motivou o pai a usar sempre óculos escuros. Esse foi o tema da primeira canção composta por Shakira aos 8 anos: “Tus Gafas Escuras”. A mãe foi a primeira a perceber o talento artístico da menina, e procurou apoiá-la de todas as formas. Shakira cantava e compunha, dançava e tocava instrumentos como guitarra e violão. Devido à sua voz forte, não foi aceita no coro da escola e passou a concorrer em concursos de dança e canto. Quando tinha treze anos, mudou-se para Bogotá e gravou seu primeiro disco, “Magia” por insistência de uma produtora local que tinha conseguido para ela um contrato de 3 álbuns com a Sony. Em 1993, se apresentou no festival “Viña del Mar”, no Chile, interpretando a canção “Eres”, que lhe deu o terceiro lugar. Rick Martin foi um dos jurados que votou nela.
No mesmo ano, saiu o disco “Peligro” e Shakira entrou para o elenco da série colombiana “El Oásis”, contribuindo para a trilha sonora. Os escritos que a cantora tinha feito aos 8 anos serviram de base para as canções dos dois álbuns. Como a produção deles não tinha sido muito boa, Shakira se aprimorou e fez questão de se envolver na produção do terceiro álbum em parceria com Luis F. Ochoa. E deu certo! “Pies Descalzos” foi lançado internacionalmente em 1996 e lhe abriu as portas para o sucesso. Ficou em primeiro lugar em vários países e chegou ao topo da Billboard Top Latin Albums. A canção “Estoy Aquí” virou hit e as milhões de cópias vendidas do disco renderam 3 Billboard Latin Music Awards, uma versão com remixes e uma turnê mundial. A influência do rock sobre o pop era bastante forte.
O álbum seguinte foi prejudicado de início por causa do roubo das letras compostas para ele. A mala onde os papéis estavam foi roubada em um aeroporto, e por causa disso, o álbum recebeu o nome de “¿Dónde están los ladrones?”. Lançado em 1998, em Miami, vendeu muito bem e aumentou ainda mais a fama de Shakira pelo mundo.
Com ele, Shakira foi indicada ao Grammy, recebeu prêmios importantes e gravou a primeira versão do MTV Unplugged totalmente em espanhol.
Em 2001 foi produzido seu primeiro álbum em inglês, “Laundry Service”. Com sonoridade diferente dos anteriores, incluindo influências da música andina, ficou conhecido no mundo inteiro. A faixa “Whenever, Wherever” foi um sucesso total. Shakira começou a estudar inglês focada na carreira internacional, que atingiu os Estados Unidos.
Em 2005 estreou o projeto “Oral Fixation”, a maior estreia de álbum em língua espanhola nos EUA. A segunda parte, “Oral Fixation Vol. 2” manteve o sucesso com “Hips Don’t Lie” e “Don’t Bother”, que ficou em primeiro lugar em pelo menos 55 países.
Shakira também marcou presença no futebol, gravando dois temas para Copa do Mundo: a canção “Bamboo”, para a Copa do Mundo de 2006 e “Waka Waka (This Time for Africa)” com o grupo sul-africano (Freshlygroun) para a Copa de 2010.
She Wolf foi lançado em 2009 e apresentou um estilo mais eletro pop. Os singles “Did It Again”, “Give It Up To Me” e”Gypsy” ficaram nas paradas de sucesso.
Sale el Sol chegou em 2010 e contém faixas em espanhol e em inglês. Os singles “Loca” e “Rabiosa” estouraram nas rádios do mundo inteiro.

Vida amorosa – após uma relação de 11 anos com Antonio De La Rúa, filho de um ex-presidente argentino, Shakira começou a namorar em 2010 com o jogador de futebol do Barcelona Piqué, e com ele está até hoje.

Causas sociais – Apesar da agenda lotada, Shakira ainda arranja tempo para atuar em causas sociais. Criou em 1997 a Fundação Pies Descalzos, uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes na Colômbia, é embaixatriz da UNICEF, e menbro do grupo de artistas para a criação da Fundação ALAS (América Latina en Acción Social), que arrecadará fundos para combate à pobreza em todo o continente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade