O Mestre do carisma e do Kung fu: Jackie Chan

 Chan Kong-Sang nasceu em Victoria Peak, Hong Kong no dia 7 de abril de 1954, o filho único de Charles e Lee-lee Chan. Muito pobre, o casal trabalhava para um embaixador francês; Charles era cozinheiro e Lee-lee era doméstica. Desde pequeno era muito agitado, por isso recebeu o apelido de Pao-pao (bala de canhão).
Aos sete anos de idade, Jackie ingressou na Escola de Ópera de Pequim, onde teve aulas de dança, canto, interpretação e artes marciais com acrobacias. Os treinamentos eram bastante rigorosos e incluíam uso de armas e castigos diários para valorizar a disciplina. O Mestre Yu Jim-Yuen era muito admirado e respeitado por Jackie (nomeado na escola como Yuen Lo). Nessa época, Charles tinha se mudado a trabalho para a Austrália, e após alguns anos a esposa foi morar com ele, deixando o filho com o Mestre Yu. Jackie estudou na escola até os 17 anos; durante a visita de um cineasta no local, recebeu um convite para se juntar ao grupo acrobático chinês “Seven Little Fortunes”. Essa foi sua primeira performance pública, depois vieram pequenos papéis em filmes, inclusive em filmes de Bruce Lee (Punhos de Fúria; Que entre o Dragão).
O filme “Mestre com os Dedos Rachados” (Punhos de Serpente) de 1971, deu a Jack Chan o primeiro papel principal. Com novos contratos e mais destaque em  sequências de filmes de Bruce Lee, decidiu investir em seu talento, adotando o nome artístico Jackie Chan (sugestão de um pedreiro australiano). O filme “Snake in Eagle’s Shadow” (Cobra na sombra da Águia) introduziu o humor na história sem deixar de lado a ação. E foi aí que Jackie descobriu seu talento para a comédia e estreou “O Mestre Bêbedo”, recorde audiência em Hong Kong. Assim Jackie Chan fez seu próprio estilo.
Mais tarde o ator foi para a América , mas não teve êxito nos filmes. Voltou para Hong Kong, one dirigiu e estrelou “Police Story”, que apresentou lutas incríveis. Parece isso que ele deu sorte aos trabalhos futuros, cada vez mais eletrizantes a ponto de deixar o astro em coma por um tempinho devido a uma queda durante as filmagens.
Os anos 90 foram marcados pelos filmes da primeira estrela de ação de Hong Kong. As cenas repletas de lutas acrobáticas com o uso de vários objetos conquistaram o cinema americano e tornou Jackie Chan um nome mundialmente conhecido. As cenas são tão reais porque Chan nunca usava dublês. Claro que isso rendia muitos machucados e membros quebrados. Os filmes já passam de 100 e atualmente os papéis são mais sérios e sentimentais.
Jackie se casou em 1982 com a atriz Taiwane Sa Joan Feng-Jiao e com ela teve um filho chamado Chao Cho Ming, nascido em 1983. Domina artes marciais, tem conhecimento de hapkido e vários estilos de Kung Fu. Recebeu uma estrela na Calçada da Fama, ganhou um desenho próprio e histórias em quadrinhos, entre outras homenagens. É dono de uma fundação voltada para crianças e artistas carentes de vários países.
O carisma com certeza é a característica mais marcante desse ator que é considerado o segundo melhor ator de Kung Fu de todos os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade