O Mito De Orfeu e Eurídice

A lenda de Orfeu e Eurídice é uma história de amor com um final interrompido até o destino intervir.

Eurídice era uma bela ninfa casada com o talentoso artista Orfeu. Grande poeta, músico e cantor, Orfeu acalmava a todos em volta ao cantar com sua lira ou cítara. O amor que sentia por Eurídice o completava, mas o desejo de outro homem acabou com sua alegria. Um apicultor chamado Aristeu, sentiu-se atraído por Eurídice e passou a persegui-la. Ao fugir dele, a moça pisou em uma serpente venenosa, foi picada no calcanhar e caiu morta, indo para o mundo dos mortos. Orfeu, inconsolado, se isolou de tudo e transformou sua música em um triste lamento de amor. Foi então que ele decidiu descer ao Hades (reino dos mortos) para buscar a esposa, e conseguiu passar por todos os obstáculos do mundo subterrâneo. A canção de amor que tocava na lira comovia a todos, como que em um encantamento, e até os elementos e fenômenos naturais eram afetados. O poder da música era tão forte que fez adormecer Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões do reino e outros monstros.

Assim, Orfeu conseguiu entrar no sombrio território, deixando o deus Hades furioso. Mas ele acabou comovido pela canção e entregou Eurídice para o marido a pedido da deusa Perséfone com uma única condição: que Orfeu deveria conduzi-la sem olhar para o rosto dela até que ela estivesse à luz do dia. Portanto, não poderia olhar para trás antes que deixassem o mundo das sombras. Então, fizeram uma longa e tortuosa caminhada até se aproximarem da luz do sol. Por um impulso para verificar se a esposa estava o seguindo, Orfeu virou a cabeça para trás e avistou perto da saída de um túnel. Mas já era tarde…Eurídice soltou suas últimas palavras de tristeza ao amado e desapareceu como fumaça.

A vida perdeu o sentido de vez para Orfeu e ele viveu amargamente para cantar o amor por Eurídice, até o dia de sua morte. Foi fiel a ela por toda a sua vida e com ela se reuniu quando chegou sua vez de entrar no mundo dos mortos.

 

3 Responses to O Mito De Orfeu e Eurídice

    • rose says:

      Na verdade, para os gregos todos os que morriam iam para os infernos, reino dos mortos,fossem eles bons ou maus. O que separava-os era que os bons iam para os campos Elísios, enquanto os maus eram atormentados eternamente.

    • Nair Flor says:

      Eurídice não fez nada de errado. O Inferno era o lugar onde todos os mortos iam . A moradia das almas. O céu era a moradia dos Deuses e a Terra dos vivos. Só por isso que ela foi para o Inferno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade