O que é Ano Novo?

Ano Novo ou Réveillon é quando uma cultura que  celebra o término de um ano, para o início de um novo. A palavra Réveillon tem origem do frânces réveiller, que traduzido para o português significa “despertar”.
O dia 1º de janeiro foi instituído como o dia de ano novo pelo governador romano Júlio César em 46 a.C.. Para os romanos este era um dia dedicado a Jano, que seria o deus dos portões. Tanto é que Janeiro é derivado do nome deste deus romano, o qual era bifronte, ou seja, possuia duas faces. Uma delas se voltava para a frente, simbolizando o futuro e a outra voltada para trás, simbolizando o passado.
O Ano novo só se consolidou em muitos países mesmo apenas a 500 anos. Desde os calendários babilônicos em 2.800 a.C. até o calendário gregoriano, houve muitas mudanças de data do ano novo.
Até hoje existem países que comemoram a virada de ano em datas diferentes. Para os chineses, o Réveillon acontece em fins de janeiro e início de fevereiro. No Japão o Ano Novo se comemora de 1º a 3 de janeiro. Para os judeus existe um calendário próprio e o ano novo é chamado de Rosh Hashaná (A festa das trombetas). Tem duração de dois dias do mês Tishrê, que seria em meados de setembro e início de outubro. Quanto aos islâmicos, o ano novo acontece em meados de maio, pois eles fazem a contagem do ano a partir do aniversário de Hégira (emigração), no qual o ano zero deles seria o nosso ano 622. Foi quando Maomé deixou Meca, para morar em Medina.
No Porto, em Portugal, a celebração de Ano Novo mais famosa acontece na Avenida dos Aliados, onde as pessoas aguardam ansiosas pela passagem para o ano novo, contando as horas no relógio da Câmara Municipal do Porto, tendo também fogos de artifício e concertos populares. Já na região autônoma da Madeira, onde o dia mais festivo é o da virada de ano, as atenções se voltam para a cidade de Funchal, estando inclusive sua queimas de fogos no Guiness Book como o “maior espectáculo pirotécnico do mundo”. Durante 5 dias esta ilha recebe mais de 50 mil turistas.
Na Espanha, as pessoas já tem um costume bastante curioso. Elas comem 12 uvas, sendo engolida uma a cada badalada do relógio quando este marca meia noite.
Indo para os EUA, a celebração se torna marcante no Times Square, em Nova Iorque. Uma bola gigante é presa a um prédio e às 23h59min começa a descer até ser marcado 0h.
Aqui no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, todos acompanham a queima de fogos na praia de Copacabana, que se inicia exatamente às 0h, horário de Brasília. Atualmente o Ano Novo carioca é o maior do mundo. Já em São Paulo, a concentração de fogos e pessoas acontece na Avenida Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade