O que é gripe?

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza e afeta muitas pessoas principalmente nas estações mais frias. Existem três tipos deste vírus: A, B e C. Como o vírus passa por constantes mutações, não existe uma forma de ter uma única vacina, sendo necessário então tomá-la todo ano.

A gripe é considerada mais grave que o resfriado, já que pode evoluir para uma pneumonia se não for tratada. Os principais sintomas são: nariz obstruído, mal-estar, dores musculares, suor excessivo, irritação na garganta, dores articulares, fadiga, dor de cabeça, tosse seca e calafrios.

A melhor proteção é tomar a vacina anual contra a Influenza que é oferecida antes do início do inverno, estação em que a transmissão do vírus é mais frequente. A vacina previne contra a gripe ou, ao menos, diminui a gravidade da doença.

É recomendado que tomem a vacina pessoas com idade a partir de 60 anos, adultos mesmo que mulheres grávidas ou amamentando, diabéticos, pessoas com doenças crônicas do coração, pulmão e rins, pessoas imunocomprometidas, residentes de clínicas, moradores de asilo, pessoas que tem contato com outras com risco de ficarem doentes, crianças entre 6 meses e 18 anos que usam ácido acetilsalicílico a longo prazo.

A vacina não deve ser tomada por pessoas alérgicas a ovos de galinha, neomicina e timerosal, pessoas que atualmente estão com febre, mulheres no primeiro trimestre da gravidez, pessoas com a Síndrome de Guillain-Barré se esta se iniciou após a vacinação contra gripe, pessoas que tiveram reação a esta vacina.

A recuperação da gripe leva de uma a duas semanas. Para enfrentar bem a gripe procure manter uma alimentação saudável, beba muito líquido, mantenha-se em repouso, não tome antibióticos sem necessidade, não use aspirina, mantenha a casa ventilada, lave bem as mãos, use soro fisiológico para desobstruir o nariz, não use agasalhos em exageros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade