O que é marketing

Existem duas definições sobre marketing de quem entende bem do assunto que assim o explica:
Marketing é o processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que eles querem e precisam através da criação e troca de produtos e valores com outros. – Kotler

Marketing é o gerenciamento de processos que define, antecipa e satisfaz as exigências do cliente lucrativamente. – The Chartered Institute of Marketing (CIM)

O conceito de marketing pode ser visto como uma filosofia, uma vez que se busca conquistar a satisfação de um cliente, focando toda a atividade empresarial neste objetivo. Geralmente os gerentes gerais são responsáveis pelo andamento desta área e todo processo deve ser movido com paixão pelo que está sendo feito.

É necessário que a filosofia do marketing esteja impregnada em toda a organização e que isso gere interesse por parte de todos. As necessidades futuras dos clientes precisam ser identificadas a tempo para ser antecipado os processos de satisfação deles. Hoje, se reconhece a grande influência que o marketing exerce sobre a sociedade.

Indo mais afundo, o significado da palavra marketing no inglês deriva do latim, mercátus. No português seria mercadologia, comercialização ou ação do mercado. A realização do marketing se dá através do uso de técnicas analíticas do mercado, ferramentas de planejamento, ações de relacionamento com os clientes, tecnologias de desenvolvimento de produtos e serviços, entre outros aspectos que devem ser levados em conta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade