Origem do dia dos namorados

O Dia dos Namorados é uma data em que os sentimentos se afloram e se revelam para as pessoas amadas. É a oportunidade para que o amor seja declarado e reafirmado, fazendo de junho um mês romântico. Mas é somente aqui no Brasil que a data é comemorada em junho, nos outros países acontece em fevereiro por causa de São Valentim, que dá origem à comemoração. Você conhece a história? Conheça as versões sobre a origem do Dia dos Namorados.

O Dia de São Valentim

Na época do Império Romano, aproximadamente em 270 a.C., o imperador Claudius II proibiu a realização de casamentos durante as guerras por acreditar que os soldados solteiros tinham melhor rendimento. Um bispo da Igreja Católica chamado Valentim, valorizava muito o amor e acabou desrespeitou a ordem, celebrando matrimônios em segredo. Após ser descoberto, foi levado para a prisão e lá recebeu vários bilhetes e cartões de jovens que também acreditavam no amor. Apesar de condenado à morte, encontrou a felicidade ao se apaixonar por Asterius, a filha cega de um carcereiro. Então Valentim realizou um milagre: devolveu a visão à moça. Antes de ser executado, deixou uma carta para ela assinando como “seu Valentim”. Essa frase virou uma expressão comum nos Estados Unidos, com o significado de “seu namorado”. Mesmo com o milagre que deu ao bispo o título de São Valentim, a sentença foi cumprida e ele foi decapitado em 14 de fevereiro de 270. Muito tempo depois, esse dia passou a ser O Dia dos Namorados, uma homenagem a São Valentim e aos apaixonados, comemorado na Europa e em países como os Estados Unidos.

No Brasil, é comemorada no dia 12 de junho por dois motivos: por causa do Dia de Santo Antônio (13 de junho) e por causa do comércio. Santo Antônio (Frei Fernando de Bulhões) sempre pregou a favor do amor e do casamento, e após sua canonização, se tornou o popular santo casamenteiro. Em relação ao comércio, a comemoração foi trazida para o mês de junho para aumentar as vendas nesse período sem muito lucro para os comerciantes. Em 1949, o publicitário João Dória, da agência Standart Propaganda, aproveitou a data para incentivar a troca de presentes.

Outras versões

Possível origem baseada nos festejos romanos de Lupercalia, onde era costume sortear nomes de meninas para serem namoradas de mocinhos. Eles escolhiam um dos papéis de dentro de um frasco e o nome escrito nele seria o da futura namorada.

Outro fato é que no dia 14 de fevereiro acontece o primeiro acasalamento dos passarinhos. Na Idade Média, os apaixonados usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa não oficial, mas onde quer que ela ocorra, a intensidade de sentimentos é a mesma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade