Origem e mito do minotauro

O Minotauro é um dos principais seres mitológicos da Grécia e tem uma imagem marcante com sua cabeça de touro e o corpo humano. O cinema e a literatura ajudaram a popularizar a figura do Minotauro, que frequentemente aparece em livros, séries, filmes, animações e jogos de videogame. Sua história é bastante interessante, confira:

A lenda teve origem durante o reinado de Minos (Rei de Creta). Após assumir o trono, o rei passou a disputar o governo da ilha com o irmão e pediu ao deus Poseídon um sinal de aprovação a seu favor. Esse sinal seria um touro branco, que foi enviado com a condição de que fosse sacrificado depois. Como era muito belo, Minos não o matou e recebeu um castigo: sua esposa, Pasífae, se apaixonou pelo Touro Cretence, vindo do mar. Pacífae pediu a Dédalo que construísse uma vaca de madeira para servir de esconderijo para os encontros amorosos que logo resultaram no nascimento do monstro Minotauro. Tornando-se muito feroz com o tempo, ele ficou totalmente isolado no Labirinto de uma construção erguida pelo arquiteto Dédalo e o filho Ícaro.
Sua única fonte de alimento eram os seres humanos, incluindo 7 moças solteiras e 7 rapazes gregos enviados por um certo período de tempo. Os jovens eram escolhidos por sorteio e enviados pelo rei Egeu (rei de Atenas) para evitar uma praga, já que Atenas tinha responsabilidade na morte de Androgeu, filho do rei Minos. Várias tentativas de matar o Minotauro tinham fracassado até o dia em que Teseu, filho de Egeu, se voluntariou a ir para o Labirinto tentar matar o monstro. Chegando lá, a filha de Minos, chamada Ariadne, se apaixonou por ele e o ajudou dando-lhe um novelo de lã e uma espada mágica. Teseu marcou o caminho com o novelo e conseguiu matar a fera com a espada. Salvou os atenienses que lá estavam presos e achou o caminho de volta guiando-se pelo fio de lã. Todos saíram sãos e salvos e esse foi o fim do temível Minotauro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade