Os benefícios da Melancia

Sabemos que a melancia é uma fruta docinha e refrescante que ajuda na hidratação do corpo devido à sua grande quantidade de água. Mas não é só isso, ela traz vários outros benefícios para a saúde, como podemos ler a seguir.
A melancia apresenta propriedades nutricionais e medicinais, auxiliando no bom funcionamento do organismo e em tratamentos médicos. Seu poder de nutrição se deve à presença de vitaminas A (betacaroteno), B e C, e sais minerais (ferro, cálcio e fósforo), que equilibram o sistema respiratório e reduzem a tensão arterial. A fruta é eficaz no tratamento de reumatismo, tensão alta, acidez estomacal, problemas de garganta e boca, acidez estomacal, gota, impotência sexual, obesidade, bronquites crônicas e cistites, sendo muito recomendada para esses problemas. É contraindicada apenas para pessoas com o índice glicêmico alto (devem consumi-la junto a uma fonte de proteína ou gordura vegetal), alérgicas a citrulina e com artrite reumatoide.
Além de hidratar, a concentração de água da melancia atua como diurético. O com posto licopeno previne os sinais de envelhecimento impedindo a produção de radicais livres e cuida da saúde dos cabelos, pele e unhas. A Arginina ajuda na eliminação de substâncias tóxicas ao corpo, agindo para o ciclo da ureia. A melancia contribui para a limpeza do organismo através de suas fibras e do seu suco, que elimina o ácido úrico.
Por causa da baixa caloria, a fruta é útil no processo de emagrecimento. De todas essas funções, a mais importante é a ação anticancerígena da melancia, proporcionada pelo composto licopeno.
Viu como dá pra se manter saudável comendo algo saboroso?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade