Os benefícios da vitamina D

A vitamina D auxilia no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes através da ajuda na absorção dos minerais cálcio e fósforo no organismo. Consequentemente, diminui os riscos de doenças como raquitismo e osteoporose. A vitamina também controla os minerais fazendo com que os rins liberem cálcio e fósforo quando o corpo está saturado ou retenham quando o corpo está esgotado. Um fato bem interessante é que ela pode ser produzida pelo nosso próprio corpo quando exposto ao sol; a substância pró-vitamina D presente na pele se transforma em vitamina D diante da exposição solar, combatendo o raquitismo. Sendo assim, a vitamina D na quantidade certa traz muitos benefícios à saúde.

Atua na (o):

-Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;

-Fraqueza muscular;

-Diminuição do risco de doenças cardíacas;

-Combate à enxaqueca;

-Tensão Pré-Menstrual;

-Emagrecimento;

-Tetania;

-Moleira aberta após o 1º ano do bebê;

-Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo em crianças;

-Osteoporose nos idosos;

-Raquitismo;

-Osteomalácia

Principais alimentos ricos em vitamina D:

Atum fresco

Sardinha fresca

Sardinha enlatada

Manteiga

Cogumelos

Leite

Gema de ovo

Ovo de galinha

Fígado de boi

Iogurte

Vitamina D pura – é recomendada em alguns casos, quando a pessoa não tem uma boa alimentação ou vive em lugares de clima frio, com pouca luz solar. Na Europa, os médicos receitam a vitamina D pura para bebês com menos de 1 ano de idade e idosos, como uma forma de prevenir doenças ósseas. O óleo de fígado de bacalhau é um grande aliado contra o raquitismo.

Deve-se tomar cuidado com a vitamina D, pois em excesso eleva os níveis de cálcio na corrente sanguínea, podendo desenvolver problemas como pedras nos rins, arritmia cardíaca e sopro cardíaco.

 

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