Os benefícios do mel

O mel é um alimento docinho que além de servir como adoçante natural, tem funções terapêuticas que trazem diversos benefícios à saúde. Não é de hoje que suas propriedades têm sido exploradas, ele é usado desde a antiguidade, passando pelos pelas mãos de gregos e romanos como bactericida para embalsamento de múmias e como tonificador de pele para banho. O mel é uma ótima fonte de energia e é mais saudável do que o açúcar refinado porque promove uma boa digestão ao eliminar toxinas e equilibrar a flora intestinal. Também possui propriedades antibacterianas, antifungicidas, cicatrizantes, expectorantes e anti-inflamatórias, sendo também utilizado em tratamentos estéticos. São muitos os benefícios oferecidos pelo mel, mas isso não quer dizer que ele deve ser consumido de montão. Saiba mais sobre esse poderoso alimento:

 

Os benefícios do mel

Os benefícios do mel

Principais nutrientes do mel: frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, selênio, cobre, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina C, aminoácidos (proteínas).
Ele pode adoçar bebidas e acompanhar outros alimentos gerando receitas deliciosas. Geralmente é sugerido o consumo de 1 colher (sopa) de mel por dia e é restrito a diabéticos e crianças menores de 3 anos (devido ao risco de intoxicação causados por uma bactéria que pode estar presente em sua composição).

Outros benefícios para a saúde:
– Combate o envelhecimento ao regenerar, limpar e nutrir células superficiais da pele;
– Reconstitui o organismo e reforça o coração;
– Evita cãibras e problemas de próstata;
– Trata e elimina dores, gastrite, caspa, má circulação e problemas respiratórios;
– Melhora o desempenho sexual;
– Tonifica os músculos e o couro cabeludo;
– Age como sedativo e tranquilizante consumido na hora de dormir;
– Funciona como cosmético, fornecendo vitaminas e expulsando bactérias ou parasitas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade