Ouro Preto – Um lugar lindo para conhecer

Ouro Preto é o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do nosso país. A bela cidade fica entre as montanhas de Minas Gerais. Esta, com certeza, é uma cidade que vale a pena conhecer.

Quando o ciclo do ouro estava em seu auge, a cidade começou a ser construída tanto por artistas quanto pelos escravos que lá trabalhavam. Assim que o garimpo declinou no século XVIII, a movimentação social ficou apenas reduzida à administração burocrática do estado.

Assim que a capital do estado passou a ser Belo Horizonte, Ouro Preto parecia ter caído no esquecimento, tendo um isolamento ainda maior.

Manuel Bandeira uma vez escreveu sobre a cidade: “Não se pode dizer de Ouro Preto que seja uma cidade morta. (…) Ouro Preto é a cidade que não mudou, e nisso reside seu incomparável encanto”. Em 1933 a cidade foi considerada Monumento Nacional e em 1938, quando o poeta escreveu sobre a cidade, ela foi tombada como Patrimônio Nacional.

Hoje a cidade mudou e, assim como outras cidades brasileiras, ela agora tem um trânsito desordenado, muitas reformas de imóveis não autorizadas, ocupação de sítios históricos e encostas da cidade.

Ainda assim, Ouro Preto ainda tem seu encanto, vale a pena conhecer e estar mais presente na história brasileira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade