Ovo de páscoa de chocolate, entenda aqui porque comemos chocolate em formato de ovo nessa época do ano

A páscoa já está chegando, no dia 16 de abril é comemorado a páscoa, mas já foi falado sobre o verdadeiro sentido desse dia, estamos na semana santa, depois desse tempo é lembrado a sexta-feira santa, que foi a crucificação de Jesus Cristo, sábado santo e domingo de páscoa, que é a ressurreição de Jesus Cristo, para saber mais sobre esses dias clique aqui. Mas, podemos observar uma coisa, no domingo da ressurreição é dado o ovo de páscoa de chocolate, você sabe como começou a surgir isso? O real significado do chocolate no domingo de páscoa? Entenda um pouco sobre o ovo de páscoa de chocolate aqui.

Ovo de páscoa de chocolate

Ovo de páscoa de chocolate

Ovo de páscoa, entenda a sua origem

Muitas pessoas não conseguem entender a questão religiosa desse momento da páscoa, que a morte e ressurreição de Jesus Cristo, com o fato de presentear as pessoas que amam com chocolate. Para poder entender um pouco sobre isso vamos voltar bem no tempo, antes mesmo do cristianismo ser uma religião, em varias culturas, que estavam no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, era comum presentear as pessoas com ovo, isso era visto mais quando anunciava a chegada da primavera, muitos desses ovos era pintados com gravuras e outras cozidos com ervas ou raiz que estava impregnada com algum corante natural, esses costumes continuaram a ser vistos na Europa, durante a Idade Média. Nesse período acontecia o ritual de adoração a Ostera, a deusa da Primavera, quando essa deusa era representada, na sua figura podia ver uma mulher observando um coelho saltando, enquanto segurava ovos nas mãos, nessa figura tinha três símbolos, mulher, coelho e ovo, que era a ideia de fertilidade.

Mas, como tudo isso entrou para o cristianismo e a páscoa

Esse símbolo entrou para a festa cristã na organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C, os cristãos tinham que ampliar o número de fieis, por meio de algumas tradições e símbolos religiosos, foi então que começou a observar a pintura de vários ovos com Jesus Cristo e sua mãe Maria, foi no auge do período medieval que reis e nobres presenteavam seus filhos com ovos de ouro, para chegar ao ovo de chocolate foi preciso antes desenvolver a culinária e até mesmo descobrir o continente americano. Os espanhóis foram responsáveis por divulgar esse alimento sagrado no velho mundo, foi depois de 200 anos que os franceses tiveram a ideia do ovo de páscoa de chocolate, depois disso o chocolate tirado da semente do cacau começou ter a ideia de renovação e por isso sendo colocado como forma de presente nessa época do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade