Papéis de carta

Os papéis de carta foram mania entre crianças e adolescentes na década de 80 e 90 e hoje ainda são encontrados, só que agora digitalizados na internet. Na época em que eram moda, essas folhas decoradas eram vendidas e trocadas entre as meninas, que colecionavam diversos modelos. Geralmente, elas guardavam as folhas dentro de capas plásticas em uma pasta e adoravam apreciá-las. Nos papéis podiam ser escritos poemas, letras de música, cartas, receitas, o que a pessoa quisesse. E ainda havia estampas para combinar, com desenhos de personagens, flores, animais, objetos, entre outros. Eram realmente muito lindos! Mas quem gostava de colecioná-los pode fazer isso novamente imprimindo-os em sites da internet. Há bastante deles por aí, com opções de temas como Natal, Aniversário, mangás, natureza, romântico, enfim, vários modelos.

Quem tem um conhecimento maior de informática pode utilizar os papéis de carta para personalizar as mensagens de e-mail no programa Microsoft Outlook. Basta seguir as instruções abaixo (fornecidas pelo site Folha.com):

* Primeiro, busque na internet imagens de fundo com as extensões JPG ou GIF e salve no computador. Abra o Outlook, clique em “Ferramentas” e depois em “Opções”. Perceba que na guia Redigir existe um campo só de opções de papel de carta.

* Para utilizar um dos gráficos já existentes, basta ativar a opção “Correio” e clicar sobre o botão “Selecionar”. Caso você queira criar um papel novo, utilize o assistente que o próprio Outlook possui — clique em “Criar novo”. Clique em “Avançar” e será exibida a janela de criação. Selecione o gráfico que você deseja utilizar como imagem de fundo. Caso ele não esteja listado, clique em “Procurar”. Defina a posição da imagem (ela pode ficar somente ao alto, como um papel timbrado de empresa, ou à esquerda) e também se ela será repetida, lado a lado, para preencher o espaço da mensagem. Também é possível definir uma cor de fundo para a mensagem. Clique em “Avançar”.

* Agora você pode definir o tipo, o tamanho e a cor da letra com que a mensagem será escrita. Por último, avance e defina valores para a margem esquerda e para a margem direita de seu papel de carta (utilize zero para preencher todo o espaço horizontal da tela com seus textos futuros).

* O próximo passo é dar um nome para seu papel de carta. Pronto: ele está criado. Para usar o papel de carta em todos os e-mails que você mandar, basta selecioná-lo no campo Papel de carta (“Ferramentas – Opções – Redigir). Caso contrário, você pode clicar na pequena setinha ao lado do botão Nova mensagem e escolher um papel de carta para personalizar cada mensagem nova.

 

One Response to Papéis de carta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade