Para o Tibet o ano definitivamente começa depois do carnaval

No dia 22 de fevereiro de 2012 foi comemorado o ano novo tibetano, chamado Losar (Lo = ano e Sar = novo). Logo pela manhã é realizada a cerimônia Riwo Sangcho, na qual se queimam oferendas para os deuses locais e pode durar dias. Com isso as atividades e trabalho são suspendidas para as celebrações.
No dia 22 de fevereiro de 2012, exatamente às 10 horas da manhã, é que acontece o Riwo Sangcho, no território de Dorje Chokhor Ling. A escolha deste local é devido ser o morro mais alto da região de Gonpa, chamado de Norbu Ritse.
O ano novo para eles é definido de acordo com o calendário lunar. Assim, na lua nova do mês de fevereiro, acontece o Losar. Essa tradição é desde a época pré-budista. Nas cerimônias realizadas acontece a purificação dos karmas que existiam no ano anterior e são pedidas benções para o novo ano que se inicia. Por acaso a data bate com o nosso carnaval.
Para os tibetanos se iniciou agora o ano de 2139! Enquanto estamos comemorando o ano de 2012, eles já estão bem a nossa frente. Dalai Lama, o tibetano mais famoso do mundo, estava na Índia dando ensinamentos típicos de rituais da região e até Richard Gere apareceu por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade