Paralisia do sono: Você já teve ?

A Paralisia do sono é um assunto intrigante para os cientistas e pessoas que sofrem dessa condição. Muitas apresentam os sintomas e nem sabem que tem essa paralisia simplesmente porque nunca ouviram falar dela. Acham que isso só acontece com elas. Mas agora, quem não conhecia vai saber o que é, e talvez até descubra que é um portador. De início, pode parecer uma coisa assustadora, mas não há motivo para ter medo, pois não faz mal algum.

Paralisia do sono é um fenômeno natural caracterizado pela paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou antes de adormecer (este último com menos frequência). Ela acontece durante a fase de sono REM (fase de sonhos mais vívidos e de atividade cerebral similar à de quando estamos acordados), que também apresenta uma paralisia, mas inconsciente. Explicando melhor: quando estamos no período REM, o cérebro paralisa nossos músculos para evitar movimentos e possíveis lesões enquanto sonhamos. Isso sempre acontece e faz parte do processo de um sonho normal, do qual não temos consciência. No caso da paralisia do sono, a pessoa acorda do sono e continua paralisada. Isso acontece porque a mente desperta antes do mecanismo de paralisação ser desativado, e como consequência, a pessoa fica consciente e dividida entre o mundo real e onírico. Esse é o sonho lúcido, que podemos controlar e dar continuidade.

Sintomas

A maioria das pessoas que apresentam paralisia do sono se apavoram com os sintomas. A mente fica em estado de sono e de vigília, o que pode ocasionar alucinações.

Paralisia – a pessoa desperta do sono e não consegue se mexer, falar, mover os olhos e controlar a respiração. Sentem um peso em cima do peito, como se algo estivesse o pressionando. Geralmente, tentam gritar e pedir ajuda a alguém que está próximo, mas não conseguem.

Percepções – é comum que ocorram alucinações hipnagógicas com imagens e sons durante a paralisia. A pessoa sente presenças ao seu redor, ouve ruídos e vozes, vê vultos, cenas e objetos, sentem o corpo flutuar e até tem a sensação de sair do próprio corpo. Muitas vezes, os sons podem ser reais, sendo algo que está acontecendo no momento no ambiente em que a pessoa está. Ao mesmo tempo, as visões podem se confundir com um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objetos normais. Em projeciologia, este fenômeno natural é chamado de catalepsia projetiva, que são os momentos que precedem ou sucedem a projeção da consciência.

Os sintomas tem duração de alguns segundos a minutos. Respirar lentamente, piscar os olhos e tentar mexer os braços acelera o término da paralisia.

Possíveis Causas

Sono irregular (cochilos, mudança de horários), dormir de barriga pra cima, stress, mudança de rotina ou ambiente, sono induzido por medicamentos. Por enquanto o tratamento é feito com remédios que estruturam o sono.

A paralisia do sono ainda é estudada, não se sabe muito sobre ela. Em várias culturas ela é relacionada a abduções alienígenas e experiências com fantasmas. No Brasil, ela faz parte da lenda da Pisadeira.

Apesar de meio perturbadora, a paralisia do sono é cobiçada por pessoas que querem experimentar essa experiência, que pode ser bem aproveitada quando manipulada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade