Patchwork – Técnica de trabalho com tecidos

O belo visual colorido com mistura de tecidos e estampas é o que caracteriza e embeleza o patchwork, técnica de trabalho com retalhos. De acordo com registros históricos, técnicas semelhantes já eram utilizadas em séculos passados a.C. A partir do século XVI começaram a surgir os tapetes e acolchoados confeccionados para presentes de casamento da realeza e como proteção para proteção no interior das armaduras dos cavaleiros medievais. Já no século XVII, as colchas foram trazidas à América pelos colonizadores, transmitindo a tradição dos países de origem. O tecido era preciosidade na época, por isso era bem aproveitado. Mesmo vindo de muito tempo atrás, o Patchwork não sai de moda e sempre faz muito sucesso.

Entenda a técnica: o patchwork une retalhos de diferentes tecidos para criar uma nova composição. É aplicado sobre um fundo te tecido inteiro ou costurado sobre um acolchoado através da técnica chamada quilting ou acolchoamento.

Pode ser aplicado em camisetas, sacolas, capas para almofadas, panos de prato, tapetes, toalhas, entre muitas outras opções. As bolsas com patchwork são a tendência do momento, surgindo cada vez mais criativas.

A produção é bastante similar à outras técnicas de artesanato com tecidos. Parte de um molde que é recortado, colado ou costurado sobre o tecido de fundo. Dicas e vídeos na internet ajudam na hora de fazer.

 

3 Responses to Patchwork – Técnica de trabalho com tecidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade