Pediatria

A pediatria é uma área da medicina que estuda doenças em crianças e o pediatra é o especialista nesta área. Vamos conhecer um pouco mais sobre este profissional em sua área de atuação.

O pediatra atua tanto na prevenção quanto na cura de doenças ocorridas na infância, através de consultas de rotina e acompanhamento do desenvolvimento da criança.

Um profissional desta área precisa, além de formação em medicina com especialização em pediatria, ter conhecimento de psicologia infantil, pois ele precisa estar integrado à dinâmica familiar. É óbvio que ele precisa também ter gosto por crianças, facilidade em se relacionar com pessoas, responsabilidade e autocontrole para lhe dar com todo tipo de situação.

Um pediatra precisa então ter formação em Medicina, com duração de 6 anos e uma especialização em Pediatria, o que equivale a uma pós-graduação ou residência médica, com duração mínima de 2 anos.

Sua área de atuação será sempre com crianças, tanto em clínicas quanto em hospitais, podendo ser na rede pública ou privada. O trabalho pode ser realizado na puericultura

(prevenção e acompanhamento do desenvolvimento de todos os sistemas) ou na área curativa (tratamento das moléstias em crianças e adolescentes).

O mercado de trabalho para profissionais da saúde é sempre amplo e com oportunidades. Com os desfalques que vemos constantemente nessa área, vê-se necessário sempre a contratação destes profissionais. E como a importância do pediatra é grande, a disponibilidade é tanto para aqueles que pretendem trabalhar na rede pública quanto na rede privada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade