Penelope Cruz : da Espanha para o mundo

Penélope Cruz é uma atriz espanhola que ganhou notoriedade e se consolidou como estrela de Hollywood, se tornando a primeira atriz espanhola a ser indicada ao Oscar e Globo de Ouro. Nascida em Alcobendas, Madrid, no dia 28 de abril de 1974, é filha de Eduardo Cruz, um comerciante, e Encarna Sanchéz, uma cabeleireira. Penélope fala fluentemente espanhol, italiano, francês e inglês, e tem dois irmãos que também são artistas: Mónica Cruz e Eduardo Cruz.

Penélope dedicou-se à dança por muitos anos, fazendo balé clássico por nove anos e outros cursos de dança como o balé espanhol e o jazz. Também estudou interpretação e decidiu seguir a carreira de atriz após assistir o filme ! Átame!, de Pedro Almodóvar. A partir daí, Penélope começou a fazer vários testes, sendo rejeitada na maioria das vezes por ser muito nova. Em 1989, vendeu em um concurso local e estreou na televisão em 1990, comandando um programa juvenil de auditório da Espanha chamado La Quinta Marcha. Penélope Cruz tinha 16 anos e ficou bastante conhecida nacionalmente.

Carreira no Cinema

O primeiro filme oficial de Penélope Cruz foi “Jamón, Jamón” (1992), de Bigas Lunas. O filme foi aclamado pela crítica do país, mas foi desconfortável para Penélope devido às cenas fortes de nudez para uma adolescente. O ator Javier Bardem (que hoje é seu marido) era outro estreante no filme. Nos anos seguintes, Penélope participou de outros filmes espanhóis e italianos.

Penélope conseguiu realizar um grande sonho: trabalhar em um filme de Pedro Almodóvar. O filme Carne Trémula estreou em 1997, e nele ela interpretava Isabel, tendo novamente como colega de elenco o ator Javier Bardem.

Penélope conseguiu seu primeiro papel de protagonista para o filme “La niña de tus Ojos”, de Fernando Trueba, que lhe rendeu o Prêmio Goya de melhor atriz e o Prêmio da Unión de Actores.

Em 1999, obteve reconhecimento internacional com o filme “Todo Sobre mi Madre”, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Com as portas se abrindo para a atriz, ela passou a filmar longas americanos nos estúdios de Hollywood. Penélope começou atuando ao lado de Matt Damon em “All the pretty horses”, de Johnny Depp em “Blow” e de Tom Cruise em “Vanilla Sky”.

Em 2006 Penélope Cruz voltou a trabalhar com Pedro Almodóvar no filme Volver. Interpretando Raimunda, foi muito premiada, com destaque para o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e a indicação ao Oscar.

Em 2008 o sucesso se repetiu com a atuação no filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. Penélope Cruz se tornou a primeira atriz espanhola a receber o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Sua terceira indicação veio com o filme Nine, de 2009.

Em 2011, Penélope entrou para o elenco do quarto filme da série Piratas do Caribe: Navegando em Águas Perigosas.

Vida pessoal

Vicky Cristina Barcelona foi o terceiro filme no qual Penélope trabalhou junto com Javier Barden. Durante as filmagens, eles iniciaram um relacionamento amoroso e se casaram em 2010. Em setembro do mesmo ano, Penélope confirmou sua gravidez e hoje o casal tem um filho chamado Leo Encinas Bardem, nascido no dia 22 de janeiro de 2011, em Los Angeles;

Penélope Cruz é considerada uma das mulheres mais bonitas e sexies do Cinema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade