Por que Maio é conhecido como mês das noivas ?

Essa é a pergunta que muitos fazem por aí, e a provável resposta é bem diferente do que todos imaginam. Ela se baseia em relatos de alguns costumes da Idade Média que não se referem diretamente a casamento. São detalhes curiosos que acabaram marcando maio como o mês das noivas. Descubra a seguir como surgiu essa ideia.

Na época da Idade Média, o banho não era visto como meio de higiene fundamental, e era pouco frequente por causa do frio, da falta de água encanada e do conceito de que a água atravessava os poros e fazia mal. Sendo assim, era comum que as pessoas tivessem um odor desagradável que era amenizado em certo período do ano. Era a partir do mês de maio (e início da primavera na França) que as pessoas começavam a se banhar, e como passavam a cheirar melhor, escolhiam essa época para se casar. As noivas tomavam banho com flores e ramos perfumados para se prepararem para o casamento, com data marcada pelas famílias entre maio ou junho.

A tradição foi se modificando e maio pode ter se sobressaído por ser considerado o mês das flores, um dos meses mais bonitos no continente.

Outra explicação se refere à influência da Igreja Católica sobre o mês de maio, por causa do dia das mães e da consagração de Maria. Os casais viram isso como bons motivos para celebrarem a união nesse mês.

Não há comprovações sobre todas as informações, mas o importante é que os noivos acreditem na força e na felicidade da união.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade