Porcelanato

Produto dominante no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, o porcelanato se destaca pelo brilho e durabilidade, e deixa o ambiente mais bonito e sofisticado. O revestimento é formado por materiais nobres, por meio de um processo de compactação superior ao da cerâmica tradicional, que resulta em um produto de cor uniforme, alta resistência à abrasão física e química e absorção próxima a zero. O porcelanato foi desenvolvido na Itália há mais de 15 anos, e depois passou a ser fabricado em outros países como Itália, Espanha, China e Brasil.

Há duas categorias de porcelanato: técnico e esmaltado.

O porcelanato técnico não tem esmalte em sua composição, apenas massa e corantes, e é decorado com veios coloridos de pedra natural. Pode ser polido ou natural. A absorção deste tipo de material chega a ser menor ou igual a 0,1%.

Já o esmaltado se difere apenas por ter esmalte em seu acabamento, o que evita manchas. O número de absorção à água é menor ou igual a 0,5%. Quanto menor o número, menor a porosidade e maior a compactação, ou seja, a resistência à abrasão.

Podemos encontrar vários tons, texturas e tamanhos de porcelanato, assim como os modelos que imitam outros materiais como pedra, madeira, metal, tecido, entre outros. O acabamento pode ser polido, lapado ou fosco.

Antes de comprar, procure saber se o tipo de porcelanato mais adequado ao ambiente onde ele será colocado. Isso inclui cor, textura e categoria. Assim como as pinturas de parede, as cores claras aumentam o local. Evite os esmaltados em casas de praia e em banheiros, pois podem entrar em atrito com a areia e ficarem escorregadios quando molhados. Na cozinha, evite os mais rústicos, pois eles retêm gordura.

A limpeza das placas pode ser feita com água, sabão comum ou de coco, detergente neutro, ou produtos específicos para esse tipo de piso. Na hora de colocar as placas procure mão-de-obra especializada, pois isso requer o uso de certas ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade