Robben Island – Ilha dos símbolos do Apartheid

Robben Island é uma famosa ilha na Cidade do Cabo. Essa ilha já foi sinônimo de muita tristeza, mas hoje ela é utilizada para turismo para demonstrar o grande valor que ela tem. Foi na ilha de Robben Island que Nelson Mandela ficou preso por 18 anos, após ser condenado à prisão perpetua durante o Apartheid.
A ilha de Robben Island era usada bem antes de Nelson Mandela chegar, mas somente após a chegada dele foi que ela ficou conhecida e foi considerada um dos símbolos do Apartheid.

 

Robben Island - Ilha dos símbolos do Apartheid

Robben Island - Ilha dos símbolos do Apartheid

Até mesmo dentro da prisão a desigualdade racial era praticada, pois os presos eram separados de acordo com a raça (negros, não negros e indianos), além disso, também eram separado de acordo com o grau de perigo, sendo classificados por letras, Nelson Mandela por exemplo estava no grupo B, que era das pessoas que lutaram contra o Apartheid.
Em 1996 a Robben Island se tornou museu e atração turística. Em duas horas de tour, os turísticas podem ver os locais na prisão, o cemitério para doentes com lepra ( esse era um dos usos do local antes de 1960), a caverna onde os negros estudavam e falavam sobre o Apartheid e o campo onde os presos e guardas jogavam futebol (separados, pois no começo os prisioneiros nem bola podiam jogar). Em 1999 a ilha foi considerada pratimonio da humanidade, além de ser considerada santuário para aves (onde vivem cerca de 132 espécies) e vários outros tipos de animais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade