Saiba o que é o metabolismo

Muita gente diz por aí ter o metabolismo lento ou rápido, mas será que elas realmente o que seria o metabolismo em si? Às vezes essa palavra é mais usada como uma força de expressão e nem mesmo sabemos qual a sua finalidade.

O metabolismo se refere a um conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes da célula. Os estados em que ele pode se encontrar são:

– Anabólico: é a síntese, isto é, a formação de compostos.

– Catabolismo: na qual ocorrem a quebra ou degradação de compostos. Quando nós emagrecemos, por exemplo, nosso corpo está em catabolismo.

No caso da taxa de metabolismo basal, podemos dizer que é quando nosso organismo gasta calorias apenas para manter as funções básicas ativas, como é o caso da respiração e do batimento cardíaco.

 

Para cada tipo de pessoa podemos observar alguns dados referentes ao seu metabolismo:

– Pessoas mais pesadas têm a necessidade calórica maior.

– À medida que a idade avança, o metabolismo diminui.

– Os homens têm mais massa e, por isso, têm o metabolismo mais acelerado.

– Pessoas que praticam atividade física aumentam o metabolismo.

Sendo assim, verificamos que cada tipo de pessoa têm metabolismos diferentes e necessidades diferentes também. Cada pessoa precisa de doses diferentes de energia para alcançar um fim (emagrecer, ganhar peso, manter o peso).

Os nossos músculos têm sua influência no gasto energético já que é um tecido metabolicamente ativo. Isso significa que quanto mais massa muscular, mais gasto calórico. Pensando assim, chega-se a conclusão de que os homens possuem um gasto calórico maior que as mulheres.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade