Saindo da escola, que rumo tomar?

Essa é a dúvida de muitos jovens ao término do ensino médio. O que fazer? Faculdade? Cursinho? Trabalhar? E qual curso escolher? Que profissão seguir? São muitos os questionamentos e nenhuma resposta aparente.
A grande maioria dos jovens acaba sempre optando pela faculdade, muitas vezes a iniciando assim que saem da escola. Mas ainda existem uma grande parcela que fica indecisa sobre o rumo a seguir e para eles existem também muitas possibilidades de fazer algo e não ficar parado.
Uma opção bastante interessante é o intercâmbio. Para quem tem vontade de aprender outro idioma, é essencial se inscrever em um intercâmbio para conhecer outra cultura, conviver com pessoas diferente e ainda pode ganhar dinheiro em trabalhos de meio período.
Outro caminho tomado é ir em busca de trabalho apenas com o diploma de ensino médio nas mãos. Muitos jovens preferem pular a etapa da faculdade e resolver mergulhar direto no mercado de trabalho. Alguns até tentam esta opção exatamente para ter como pagar um curso superior. Geralmente as vagas de emprego acabam apareceram no setor comercial como lojas, lanchonetes, padarias, supermercados, entre outros.
Temos também aqueles que preferem ingressar diretamente na faculdade. Mas precisam ficar muito atentos para a escolha dela, pois existem diversas instituições de ensino de baixa qualidade, não proporcionando oportunidades reais aos alunos de conseguirem ingressar no mercado de trabalho, nem mesmo conseguindo passar em concursos públicos. Pode-se ainda conciliar estudos e trabalho ou então um serviço vonluntário, que irá deixar o currículo ainda mais atrativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade