São Jorge

São Jorge foi um mártir cristão que viveu no século III do ano de 275 a 23 de abril de 303. Ele nasceu na Capadócia, Turquia e morreu morreu em Nicomédia. O santo é venerado pela Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana e Umbanda.
Quando ainda era criança, Jorge se mudou para a Palestina junto de sua mãe e na adolescência entrou na carreira militar. Rapidamente ele se tornou capitão do exército romano, com 23 se tornou parte da corte imperial. Ele ficou indignado por saber que o imperador Dioclesano tinha pretensão de matar todos os cristãos.
Jorge não se calou e quando chegou o dia do senador confirmar o decreto imperial, ele afirmou que todos os romanos deveriam se converter ao cristianismo. Um cônsul indagou o motivo de tal ousadia e Jorge respondeu que era por causa da Verdade. A conversa não parou por aí, pois o cônsul ainda perguntou: “O que é a Verdade?”. Jorge respondeu-lhe: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.”

 

São Jorge

São Jorge

Ele ainda distribuiu suas riquezas aos pobres e se manteve fiel à sua fé. Sua sentença de morte foi dada em 23 de abril de 303, sendo que ele afirmava não sentir dor mesmo sob tantas torturas como ter que andar sobre brasas. Ele nem mesmo se importava em ser enterrado vivo. Jorge morreu degolado.
Os restos mortais do mártir foram levados para Lida e lá foi enterrado. O imperador Constantino, mais tarde, ordenou que se construísse uma igreja em sua homenagem.
São Jorge é visto como um guerreiro montado em um cavalo branco e atacando um dragão com sua espada. Uma lenda turca diz que um dragão vivia próximo a uma cidade turca e para não serem atacados por eles, os moradores entregavam a ele uma jovem donzela como sacrifício. Quando foi a vez da filha do rei ser sacrificada, o santo guerreiro matou o dragão e tomou a princesa por esposa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade