Shi-tzu – Uma Graça de Cão

É difícil quem não se encante com um Shi-tzu. A beleza e a docilidade dos cãezinhos dessa raça é cativante, tornando muito prazerosa a tarefa de cuidar deles. Sua facilidade de adaptação também é um ponto a favor, principalmente para quem mora em apartamento. O Shi-tzu é uma ótima companhia e convive bem com crianças e outros animais, sempre demonstrando bom humor e carinho. Com alguns cuidados básicos, ele pode viver por muitos anos fazendo a alegria das pessoas com quem tem contato.
Essa raça é de origem tibetana e existe há muito tempo, sendo umas das mais antigas do mundo. Desde o século VII são encontrados registros sobre ela, passando pela Dinastia Tang, pelas expedições de Marco Pólo e pelas mãos da Rainha Elizabeth da Inglaterra.
A aparência do Shi-tzu é o que chama mais a atenção: grandes olhos escuros arredondados, pelos compridos e sedosos, cores mescladas, focinho achatado e tamanho médio de 20 a 30 cm. Ele pode viver de 12 a 16 anos e é encontrado nas cores preto, marrom e branco. Apesar de ser bastante peludo, não dá trabalho com tosa e troca de pelos porque eles não caem frequentemente, ideal para quem tem alergia.

 

Shi-tzu - Uma Graça de Cão

Shi-tzu - Uma Graça de Cão

Quanto ao ambiente, esse cão se adapta muito bem tanto na cidade quanto no campo. Ele não gosta de fixar sozinho, se tiver companhia, nada irá incomodá-lo dentro de casa, nem mesmo ruídos externos.
Os cães da raça Shi-tzu são dóceis, brincalhões, fiéis e higiênicos. Carinhosos, andam sempre atrás do dono em busca de carinho. São fáceis de serem treinados.

Cuidados
O Shi-tzu é frágil e necessita de alguns cuidados para manter sua saúde e bem estar. A higiene é um dos cuidados mais importantes. O criador do cão deve:
Escová-lo diariamente, limpar seus ouvidos, cortar suas unhas, dar banho semanalmente, limpar a região dos olhos, estimulá-lo a fazer caminhadas curtas e brincadeiras que o façam se exercitar (para evitar obesidade), entre outras coisas. Quando for passear com ele, levar no colo ou em uma coleira, nunca solto.
Por causa do focinho achatado, o shi-tzu pode ter problemas respiratórios ou machucá-lo ao cheirar ou encostar em algo.
O preço médio de um Shih Tzu é de R$3mil. Antes de comprar um, verifique sua origem para saber se é uma raça pura e verdadeira e se veio de uma criação correta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade