SimCity e inicio do conceito de simulação de jogos

SimCity foi o ponto de partida para o famoso The Sims e outros jogos de simulação que revolucionaram a área de jogos eletrônicos. Lançado em 1989 pela empresa Maxis (hoje pertencente à EA Games), surgiu de um projeto de 1985 do designer de jogos Will Wright, desenvolvido para as para as plataformas Commodore 64 e NES. Nesse jogo, chamado, “Raid On Bungeling Bay”, um helicóptero carregado de mísseis e metralhadoras deveria ser controlado para destruir arquipélagos onde se concentravam baterias antiaéreas inimigas. No processo de produção, o designer teve que criar diversos mapas em um editor de terreno e notou que seria muito mais interessante construir cidades ao invés de destruí-las. Aí surgiu a ideia para o SimCity, que foi trabalhada para o Commodore 64 e concluída no mesmo ano.

Com o novo projeto nas mãos, Will Wright fundou a Maxis em parceria com Jeff Braun em 1987 e começou a correr atrás de uma produtora de jogos. Com muito custo, a dupla convenceu a produtora Broderbund, que lançou as versões para Macintosh e Amiga, e mais tarde para DOS e Commodore 64. As vendas foram fracas até ele ser citado na revista Newsweek. Aos poucos, as pessoas estavam divulgando o jogo, que era adotado até em escolas devido ao seu valor educacional. Em 1989 foram lançadas expansões que permitindo editar o terreno e modificar os estilos de construções para futuristas ou históricos.

Mas como se joga SimCity? O jogador tem a missão de criar uma cidade administrar uma cidade, cuidando de seus recursos para mantê-la de pé. Tudo é planejado como em uma cidade real – deve-se implantar residências, pontos comercias, obras públicas, indústrias, usinas de energia elétrica, entre outros. Como todo município, esse não escapa de problemas sociais como criminalidade e desastres naturais como terremotos e tornado. E ainda há mais opções que vão mais além para movimentar a administração: incêndio, inundação, acidente aéreo, poluição, congestionamento, naufrágio, monstro destruidor, a explosão nuclear e o ataque de OVNIs (esses dois somente no modo cenário). A visão de quase 90º da área facilita bastante as ações do jogador.

Em 1992, foi lançado o SimCity 2000 e logo depois, o SimCity Enhanced Cinematic Multimedia. Essa versão da Interplay possuía vozes digitalizadas com informações emitidas sempre que um botão do menu era apertado e vídeos exclusivos.

A versão para SNES era a mais completa, com gráficos superiores, mudança das telas de acordo com a passagem do tempo e das estações do ano, sistema de recompensas e outros incrementos. Em 2008 saiu a versão da Tec Toy para o Megadrive 3.

Sim City é um ótimo jogo, mas requer paciência para acompanhar o passo a passo da evolução da cidade.

As 4 versões oficiais da Maxis e suas expansões:

SimCity Classic

SimCity 2000

Sim City 3000 – SimCity 3000 Unlimited – SimCity 3000 World Edition.

SimCity 4 – SimCity 4: Rush Hour

SimCity Societies foi desenvolvido pela Tilted Mill Entertainment.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade